quarta-feira, 18 de julho de 2018

Conheça a história da “Poltrona do Papai”

Chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e poder relaxar em uma poltrona macia e acolhedora é uma realidade de muitas pessoas hoje em dia. Mas você sabia que há cerca de 5.000 anos a realidade desse móvel era completamente diferente?

No Egito antigo, bem antes de Cristo, as poltronas eram tidas como símbolo de poder pela nobreza. Naquela época, somente os faraós podiam aproveitar de toda a imponência dessas peças, que eram revestidas de ouro e pedras preciosas. Se pararmos para observar, as poltronas são muito semelhantes aos tronos.

Já na sociedade romana, as poltronas eram utilizadas em salas de refeições. Somente homens podiam utilizar-se dessa mobília e como objeto exclusivo de seu dono, era proibido que outra pessoa se sentasse além dele.

De lá para cá o mundo mudou muito e as poltronas acompanharam a evolução da humanidade, mas um quesito importante vem sendo aprimorado ao longo dos tempos quando o assunto é poltrona: o conforto.

Conforto para o papai

Um tipo que se tornou muito comum é a chamada “poltrona do papai”. Mais robustas, sempre muito confortáveis, estas peças são reclináveis e algumas têm até sistema de massagem.

Mas de onde vem essa expressão ou nome para um tipo de poltrona? Em 1956 um anúncio deixava claro que o nome do produto era uma marca registrada: “Que delícia a sesta na cadeira do Papai (nome registrado), a poltrona mais confortável para descanso”. Ao lado, o texto destacava que “a cadeira do papai agrada também ao avô, ao tio e… a você”.

A empresa era do ABC paulista, em São Caetano do Sul e chamava-se “ITÁ”.

Assim, graças a uma publicidade antiga esse termo se popularizou e as poltronas cada vez mais ganharam seu espaço nas casas e se modernizaram. Hoje temos vários exemplos, como a Poltrona de Massagem Cristal, que inicia um escaneamento automático de seu corpo para que a Poltrona de Massagem detecte todos os pontos de seu biotipo, incluindo a altura dos ombros. Ao finalizar essa etapa você estará pronto para fazer as massagens. O controle LED torna ainda mais prática e agradável cada sessão, com ele é possível controlar ritmos, intensidade, velocidade, inclinação, massagens e todas as outras funções da poltrona.