sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Relaxamento na melhor idade: uma prática saudável

O homem perante aos conflitos e frustrações do dia a dia, vem apresentando alterações em seu organismo. Quando os movimentos de expansão do corpo são reprimidos, podem levar a uma permanente contração de um determinado grupo muscular, acarretando tensões e dores no corpo. Chama-se este processo de somatização, que tende a prejudicar e alterar o estado psicofísico do indivíduo, impossibilitando o seu bem-estar e consequentemente a sua qualidade de vida.

Esse processo é muito observado principalmente na terceira idade quando a pessoa começa a desenvolver disfunções ou incapacidades, que normalmente estão relacionadas com a perda progressiva dos sintomas orgânicos e também o desgaste corporal por conta do tempo de trabalho e vida. Entretanto, acredita-se que um programa de exercícios e também o relaxamento dirigido poderá melhorar a capacidade psicofísica do indivíduo nesta faixa etária, maximizando o contato social e melhorando a sua qualidade de vida.

Conheça alguns benefícios que o relaxamento pode trazer aos idosos:

1. Melhora a saúde do coração

Segundo a American Heart Association, vários estudos demonstram que o stress, somado à má-alimentação e ao sedentarismo, é um fator de risco para a hipertensão e doenças cardiovasculares. Para prevenir e combater os efeitos do stress, é importante ter momentos de relaxamento, que ajudam a baixar os valores de tensão arterial e de colesterol e regularizam o ritmo dos batimentos cardíacos, preservando a saúde do coração.

2. Fortalece o sistema imunológico

Quando o stress se instala a nível permanente, debilita o sistema imunológico, tornando-nos mais vulneráveis a doenças que podem ir desde uma simples gripe até um crise cardíaca ou diabetes.

3. Melhora a memória

Um estudo realizado em ratos de laboratório e publicado no jornal científico Neuron demonstrou que o stress crónico danifica áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato, aprendizagem e memória. Em simultâneo, está já comprovado cientificamente que o stress aumenta a produção de proteínas do cérebro associadas à doença de Alzheimer, podendo acelerar o desenvolvimento desta.

4. Reduz o risco de depressão

A presença prolongada de cortisol (hormona do stress) no nosso organismo pode reduzir os níveis de serotonina e dopamina – níveis baixos destes neurotransmissores estão associados à depressão. Uma revisão científica a vários estudos que se debruçaram sobre o comportamento do cortisol em diversas situações permitiu apurar que as massagens de relaxamento provocam o aumento dos níveis de serotonina e de dopamina.

5. Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Uma pesquisa da Cambridge University verificou que os participantes que conseguiram lidar melhor com eventos estressantes ao longo da vida tinham um risco 24% menor de AVC. Por sua vez, os investigadores conseguiram que esses mesmos participantes tivessem um estilo de vida que incluísse uma alimentação saudável, a prática de exercício físico, não fumassem e tivessem momentos frequentes de relaxamento.

A Massagear com suas Poltronas de alta tecnologia, busca sempre o bem-estar e relaxamento de seus clientes, com inúmeras opções de poltronas. Conheça http://www.massagear.com.br/