quarta-feira, 30 de maio de 2018

Leitura: benefícios para o corpo e a mente

Com o advento da internet e das novas tecnologias, alguns hábitos importantes como a leitura acabam deixando de ser prioridade, mesmo que suas funções sejam muito benéficas para nosso corpo e mente.  A todo momento estamos lendo, seja uma embalagem, uma propaganda ou um outdoor, sempre estamos absorvendo informação. Porém, a leitura de livros não é um hábito corriqueiro para a maioria das pessoas, principalmente no Brasil. 

A leitura deveria ser um hábito diário independente de idade ou profissão. Poucas práticas possuem tantos benefícios para o corpo e para a mente quanto pegar um bom livro e esquecer o mundo ao redor.

Veja alguns dos benefícios que a leitura pode trazer:

Ler ajuda a dormir melhor: Atualmente estamos acostumados com telas, o que faz com que nossa mente sempre esteja atenta, ler um livro sob uma luz calma, faz com que a mente relaxe e ajude do processo do sono.

Ler reduz o stress: A Universidade de Sussex provou que seis minutos somente de leitura diária são mais eficientes até do que ouvir música ou caminhar para combater stress.

Ler amplia seu vocabulário: Um hospital em Rhode Island fez um teste em crianças de oito anos, e aquelas para as quais os pais liam histórias tiveram desenvolvimento de vocabulário 40% maior. Isso é amplificado na vida adulta.

Provoca reflexão: Um bom livro pode ter o efeito catalizador de muitas reflexões internas. Causando questionamentos e soluções para problemas pessoais e profissionais.

Leitores tem uma memória melhor: Quando você lê, cria espaço para novas memórias no cérebro. Quando você exercita o cérebro dessa maneira, o órgão cria sinapses e afia a capacidade de memória, abrindo espaço para mais informações serem guardadas.

O local de leitura é muito importante

“Um dia frio, um bom lugar para ler um livro. E o pensamento lá em você, eu sem você não vivo”. Djavan realmente estava certo. Um local confortável pode ajudar muito a absorção da leitura. A cadeira massageadora Amazonita individual proporciona um momento só seu, com massagens efetivas em três regiões distintas do corpo na qual ele poderá escolher de acordo com sua necessidade. Você poderá escolher 1 entre 3 massagens automáticas que durarão cerca de 20 minutos e podendo ser repetidas a qualquer momento. 

Começar um hábito não é fácil, ainda mais hoje em dia com uma rotina atarefada. Mas, com certeza, conseguimos um tempinho para algo que gostamos e um livro pode se tornar um novo fiel companheiro para um momento de relaxamento, além de agregar muito em sua vida.