quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Saúde da mulher em foco

Durante o Outubro Rosa - campanha que visa chamar a atenção aos exames preventivos do Câncer de Mama – a reflexão sobre a saúde da mulher vem à tona em toda a sociedade.
Trata-se de uma doença que se dá pela multiplicação de células anormais na mama, que geram o tumor. Por não apresentar sintomas em sua fase inicial, acaba dificultando a detecção precoce pelas mulheres. O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que em 2018 a incidência de câncer de mama no Brasil será de 59 mil casos.

Apesar da grande preocupação quanto a essa doença, outros temas relacionados à saúde da mulher chamam a atenção da sociedade, ainda mais no Outubro Rosa.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino - o maior alvo de preocupação de mulheres em relação à saúde preventiva.

Atualmente as doenças cardíacas na mulher já ultrapassam as estatísticas dos tumores de mama e útero. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.

De acordo com a Dra. Magaly Arrais, cirurgiã cardiovascular do HCor, este índice mostra que, embora as mulheres já tenham se conscientizado sobre a importância da realização de exames para a prevenção de doenças ginecológicas e câncer de mama, por exemplo, ainda cuidam pouco da saúde do coração. "A primeira visita ao especialista deve acontecer aos 30 anos. Já quem tem familiares com problemas cardíacos deve procurar avaliação antes desta idade. Durante a primeira consulta, o cardiologista vai aferir a pressão arterial e solicitar a realização de exames laboratoriais e de imagem", explica Dra. Magaly Arrais.

Segundo a cirurgiã cardiovascular do HCor, os principais fatores que prejudicam o bom funcionamento do coração e, consequentemente, alteram os resultados dos exames são a má alimentação, estresse, fumo e sedentarismo, além de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. "As mulheres ainda contam com o agravante da menopausa. O estrogênio, hormônio fabricado durante a fase reprodutiva, que vai dos 12 aos 45 anos, normalmente, ajuda a proteger os vasos sanguíneos e a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Na menopausa, a fabricação do hormônio diminui, fazendo com que o coração perca uma proteção natural e fique mais sujeito ao infarto", alerta.

Infarto em mulheres: estudos mostram que, embora a incidência de infarto seja maior no grupo masculino, as mulheres morrem mais. De acordo com um levantamento feito nos Estado Unidos, do total de mulheres infartadas, 14,6% morreram, enquanto entre os homens o índice de mortalidade foi de 10,3%. Os especialistas acreditam que boa parte dessa diferença se deve ao fato de que o infarto sem dor é mais comum nas mulheres. “Esse estudo reforça que os sintomas das mulheres não são típicos. Na prática, o desconhecimento geral sobre os sinais do infarto na mulher resulta em falha no socorro, o que é fatal para muitas,” alerta a Dra. Magaly Arrais.

Quando o homem vai ter um infarto, costuma sentir uma forte dor no peito que irradia para os braços. Entretanto, para as mulheres é comum sentir náusea, fraqueza, dores gástricas, falta de ar, dor que irradia pelas costas, ombros e mandíbula - sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. “Por isso ao sentir os sintomas do infarto, como uma dor repentina na boca do estômago, peito ou nas costas, é preciso ficar alerta. O tempo é fundamental para a preservação da vida. Na dúvida, é melhor ligar para o SAMU ou seguir diretamente para o hospital. Ao chegar na emergência, será realizado o monitoramento cardíaco e um eletrocardiograma para verificar se há alguma alteração no coração. Caso seja confirmado, serão tomadas as devidas providências, de acordo com o caso. Entre os principais procedimentos, estão: medicação, cirurgia, como a angioplastia com stent para desobstruir a artéria, e internação", detalha.

A ROMA LIMPEZA TÉCNICA apoia a Campanha Outubro Rosa, criando meios propagar informações sobre as prevenções.