sexta-feira, 23 de março de 2018

5 Dicas de Massagens para Aliviar a Dor Pós-Treino

Após qualquer atividade física o corpo começa se recuperar do estresse em que os músculos foram submetidos durante os exercícios. As atividades realizadas nas 48 horas depois do exercício físico pode fazer valer a pena todo o seu esforço na academia. “Beber água, alongar-se e fazer uma massagem fazem parte da lista de prioridades que toda atleta deve cumprir após o exercício”, explica a Bruna Caetano, Esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética.

Para hidratar o corpo é recomendado dois litros de água diário e 500 ml por hora de atividade física. O ideal é ingerir água antes, durante e depois a atividade. Já o alongamento é essencial e deve ser feito antes e depois da atividade. “Manter esse hábito é fundamental para preparar os músculos para o exercício e recuperá-los depois”, diz a especialista.

Massagens para Relaxar

As massagens são indispensáveis para relaxar o corpo após o treino. Confira a lista de massagens que podem ser feitas para aliviar a dor depois da atividade física:


1- Massagem Desportiva

A massagem desportiva é recomendada para atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos com frequência. “Essa massagem pode ser feita antes até mesmo  da atividade para prevenir lesões musculares e depois também para reduzir a tensão no pós-treino”, ressalta Bruna.

Esse tipo de procedimento pode ser realizado duas vezes na semana.

Como é feita?

A massagem é feita com vigor e com movimentos rápidos para recuperar os músculos e aumentar a circulação de sangue na musculatura.


2- Massagem Terapêutica 

A massagem terapêutica é caracterizada com técnicas manuais para equilibrar o corpo.  A técnica desta massagem estimula o relaxamento e a regulação do sistema neuro-muscular.

Essa técnica de massagem pode atender várias situações como forma de tratamento na medicina alternativa. Se o atleta estiver sofrendo com fortes dores musculares, ou na articulações, uma boa massagem pode ser extremamente eficaz no tratamento destas disfunções, ou destas restrições musculares. 

Como é feita?


A técnica de massagem é feita com creme e consiste na aplicação de pressão com os dedos em pontos específicos do corpo para tirar os nódulos de tensão, também é feito o deslizamento nas costas e pernas para também proporcionar o relaxamento. O massagista pode tratar problemas nos músculos e ligamentos e tendões.


3- Reflexologia

A reflexologia visa estimular por meio de pressão, as zonas reflexas localizadas nas mãos e nos pés. A massagem é indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo.

Como é feita?

A técnica faz pressões em pontos dos pés para refletir os órgãos internos e promovem uma sensação de relaxamento.


4 - Shiatsu


O Shiatsu tem como base a medicina tradicional orientam e tem como sua principal função promover o bem-estar por meio de pontos vitais do corpo. A técnica é feita com as mãos e dedos e ajuda a reequilibrar as energias.

Como é feita?

O terapeuta aplica a pressão com os seus polegares, dedos e palmas das mãos em áreas específicas do corpo, definidas durante a anamnese com o cliente para conhecer a sua história clínica e onde está com a dor.


5- Massagem relaxante


A massagem relaxante tem a função de equilibrar o corpo e a mente. “A técnica é mais suave e utiliza movimentos leves deslizantes no corpo com o auxílio de óleos aromáticos para relaxar. Ela pode ser feita para aliviar o estresse, além disso, a massagem reduz a tensão muscular”, frisa a esteticista do Fit Body Pilates

Como é feita?

A massagem relaxante é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, promovendo um bem estar e sensação de conforto e tranquilidade.



Fonte