sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Massoterapeuta Fala Sobre Terapia com Pedras Quentes


Segundo levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade e o Brasil tem aparecido sempre entre os primeiros da lista. Isso justifica o aumento na busca por terapias alternativas, que visam o alívio das tensões causadas pelo stress do dia a dia. Dentre as opções, está a massagem com pedras quentes.

Em entrevista exclusiva ao RBJ, a massoterapeuta Letiane Zambon, contou como é realizada a técnica. “A massagem relaxante com pedras quentes é uma técnica possui um poder muito forte de relaxamento. Ela utiliza um calor natural das pedras que ao deslizam pela musculatura do corpo, esquentam a pele causando uma sensação de conforto, relaxando o corpo e a mente”, iniciou.

Ela também falou sobre os benefícios. “Pode ser utilizada como massagem terapêutica pois alivia tensões, dores musculares, cansaço, combate o estresse e ameniza a ansiedade, proporciona sensação de bem estar e repõe energias”, disse.

Para o procedimento são utilizadas pedras plutônicas. “As pedras quentes utilizadas neste tipo de massagem são pedras plutônicas, de origem vulcânica e ela possui energias e elementos como silicato de ferro e magnésio. Utilizada a milhões de anos visa repor energia positiva para quem recebe”, contou.

O receio em aderir a técnica ainda é grande, porém, a profissional explica: “Não tem desconforto nenhum, pelo contrário, a sensação é de relaxamento e bem-estar”,sobre os resultados, ela contou: “A pessoa já sente um bom resultado na primeira sessão, porém, de acordo com o tempo e o grau da dor, são indicadas de cinco a dez sessões. A sessão tem duração de aproximadamente 60 minutos”, disse.

A massoterapeuta ressalta a importância de procurar um profissional especializado para realizar o procedimento: “É extremamente importante procurar um profissional que saiba respeitar a sensibilidade do paciente e possua controle absoluto dos movimentos, para evitar qualquer desconforto”, finalizou.

Os benefícios da massagem com pedras quentes incluem:

*Indicada em tratamentos circulatórios;
*Auxilia nos processos de Cólica menstrual;
*Promove desintoxicação;
*Reduz o estresse físico e emocional;
*Ativa a energia vital diminuindo o cansaço;
*Alivia Dores musculares ou articulares;
*Promove relaxamento;
*Ajuda diminuir estados depressivos;
*Auxilia em casos de insônia.


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Massagem na Gestação: Riscos e Indicações


Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de transformações radicais em um curto espaço de tempo. Essas alterações causam desequilíbrios no organismo, que acarretam dores, desconfortos e mal estar. Com a variação das taxas hormonais, a gestante fica mais vulnerável a transtornos físicos e emocionais, entre eles, os inchaços, decorrentes da retenção de líquidos e, com o passar dos meses, cansaço e stress também aumentam, contribuindo para a indisposição.

Para minimizar os efeitos colaterais da gravidez, uma boa opção são as massagens. Há técnicas especialmente indicadas para esse período, já que tudo deve ser feito de maneira cuidadosa, levando em consideração o histórico da mãe e a prescrição do médico.

A massagem relaxante colabora para o alívio da tensão e a redução das dores e desconfortos, decorrentes do peso da barriga. A técnica também melhora a qualidade do sono, aumentando a disposição e contribui para evitar enjôos e azia, além de fortalecer a musculatura. Outra excelente alternativa é a drenagem linfática, que contribui muito para eliminar os inchaços típicos desse período e restabelecer o equilíbrio da linfa, facilitando a circulação do sangue, aumentando o fluxo de nutrientes e eliminando as impurezas do corpo. “Durante as sessões, as futuras mamães não devem receber os procedimentos de drenagem linfática na barriga, apenas massagens leves com auxílio de cremes”, explica a massoterapeuta Fabíola Fernandes.

Por ser um período que exige atenção e cuidados específicos, a aplicação da massagem é restrita a profissionais qualificados e nem todas as gestantes estão aptas a utilizar o método. É imprescindível que o massoterapeuta escolhido possua conhecimento na aplicação das técnicas em gestantes e que acompanhe o histórico gestacional da cliente. Além disso, é importante consultar o obstetra antes de buscar esse método. Os movimentos e posições devem ser feitos de forma a proporcionar conforto à mãe, levando sempre em consideração a segurança do bebê, evitando áreas que estimulam atividades uterina e cervical. “As mulheres em período de gestação não podem receber massagem nos pés, já que os mesmos possuem ligação direta com o restante do corpo”, acrescenta Fabíola.

A massoteraupeuta lembra ainda que, quando aliada a hábitos saudáveis, os efeitos da massagem são potencializados, e por isso, é importante realizar atividades físicas adequadas ao período gestacional, alimentar-se corretamente, facilitando o metabolismo, e ingerir, no mínimo, dois litros de água diariamente, a fim de evitar edemas e inchaços.


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Empresas Brasileiras Utilizam Massagem Laboral para a Prevenção de Problemas de Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 10% dos casos de incapacidade por perda de movimentos relacionados ao trabalho estão ligados a distúrbios em tendões, músculos, nervos, coluna e outras estruturas que dão apoio ao corpo. No começo deste ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que as perturbações músculo-esqueléticas são o problema de saúde relacionado ao trabalho mais comum. Por isso, no Brasil, várias empresas estão oferecendo serviços de SPA para seus funcionários.

Também conhecidas como Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), elas costumam ser causadas por movimentos repetidos feitos por uma parte do corpo e que acabam gerando lesões nos músculos, articulações e tendões, principalmente na parte superior do corpo. Como modo de prevenção, algumas empresas no Brasil estão utilizando a ginástica e a massagem laboral.

A massagem laboral realizada na empresa procura incentivar a relaxação, diminuir as lesões e aliviar as dores localizadas. Pedro Vasco, do SPA & Cia, informa que as empresas buscam o as massagens laborais porque querem promover o bem estar de seus funcionários. “As empresas que se preocupam mais com estas questões têm este serviço de uma forma regular. Muitos bancos no Brasil e empresas privadas, principalmente multinacionais, têm este tipo de serviço”, diz Vasco. O ideal é receber este tipo de massagem duas vezes por semana, pois assim elas trarão mais benefícios na prevenção de lesões. A má postura e os movimentos repetitivos costumam causar mais danos na zona lombar, nos ombros e no pescoço. A massagem pode servir como terapia e colaborar para melhorar o bem estar emocional dos funcionários.


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Seis Tipos de Massagem Para Aliviar o Stress


Quem é que nunca se viu cansado e irritado no final de um dia corrido? Situações de tensão acontecem frequentemente na vida de todos nós. Congestionamentos, problemas no trabalho, preocupações em casa, falta de tempo para fazer diversas coisas. Tudo isso e mais uma série de fatores, com certeza, deixam qualquer um estressado. Para aliviar essa tensão, nada melhor do que relaxar com uma massagem terapêutica.

Segundo a fisioterapeuta Vanessa Pereira, qualquer pessoa pode fazer, independente da idade. "Além de livrar os músculos das tensões, a massagem ajuda também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura", explica. Os únicos cuidados devem ser tomados com quem está em período pós-operatório, com febre, inflamação e outras doenças graves.
Para diminuir os efeitos do corre-corre, escolhemos seis tipos de massagem que acabam com seu estresse e mantêm sua saúde física e mental em equilíbrio.

Shiatsu

Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. "O shiatsu é importante para aliviar o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções", afirma.

Reflexologia

É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica Vanessa.

Massagem clássica terapêutica
Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética. De acordo com a fisioterapeuta, para aliviar o estresse, essa técnica pode ser associada a uma massagem reflexa. "Trabalhando essa duas massagens em conjunto é possível liberar os pontos de tensão muscular, ocasionados por emoções mal trabalhadas", diz.

Massagem relaxante
É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo Vanessa, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental", ressalta.

Reiki
Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão.

Terapia das pedras quentes

De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo.