sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Empresas Brasileiras Utilizam Massagem Laboral para a Prevenção de Problemas de Saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 10% dos casos de incapacidade por perda de movimentos relacionados ao trabalho estão ligados a distúrbios em tendões, músculos, nervos, coluna e outras estruturas que dão apoio ao corpo. No começo deste ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que as perturbações músculo-esqueléticas são o problema de saúde relacionado ao trabalho mais comum. Por isso, no Brasil, várias empresas estão oferecendo serviços de SPA para seus funcionários.

Também conhecidas como Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), elas costumam ser causadas por movimentos repetidos feitos por uma parte do corpo e que acabam gerando lesões nos músculos, articulações e tendões, principalmente na parte superior do corpo. Como modo de prevenção, algumas empresas no Brasil estão utilizando a ginástica e a massagem laboral.

A massagem laboral realizada na empresa procura incentivar a relaxação, diminuir as lesões e aliviar as dores localizadas. Pedro Vasco, do SPA & Cia, informa que as empresas buscam o as massagens laborais porque querem promover o bem estar de seus funcionários. “As empresas que se preocupam mais com estas questões têm este serviço de uma forma regular. Muitos bancos no Brasil e empresas privadas, principalmente multinacionais, têm este tipo de serviço”, diz Vasco. O ideal é receber este tipo de massagem duas vezes por semana, pois assim elas trarão mais benefícios na prevenção de lesões. A má postura e os movimentos repetitivos costumam causar mais danos na zona lombar, nos ombros e no pescoço. A massagem pode servir como terapia e colaborar para melhorar o bem estar emocional dos funcionários.