sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Veja o passo a passo da massagem nos pés e seus benefícios

Eles nos sustentam o dia todo e para ficarem bonitos e saudáveis, precisam de cuidados e “mimos”. Veja dicas da podóloga consultora da MIP Brasil Farma, Cláudia Andréa Olindino, de como massagear os pés para resultados visíveis.

Depois de um dia ou semana exaustivos, os pés merecem uma atenção especial. Eles nos sustentam o dia todo e para ficarem bonitos e saudáveis, precisam de cuidados e “mimos”. Além de descansar os pés e deixá-los mais relaxados, o ato de massagear os pés traz vários benefícios.

Segundo Cláudia Andréa Olindino, podóloga consultora de Footner, da MIP Brasil Farma, o ideal, antes de começar a massagear os pés, é deixá-los de molho em um recipiente com água morna. “Basta deixá-los de molhos por 15 minutos. Isso é importante para já relaxar e aquecer a musculatura, o que potencializará os efeitos da massagem”, explica.

Se há alguém que possa fazer a massagem, melhor ainda, mas a podóloga Cláudia Andréa Olindino garante que a própria pessoa, exceto se tiver alguma limitação física, consegue massagear as plantas dos pés e ter bons resultados. “Escolha um dos pés e apoie-o sobre o joelho da outra perna, virando a sola para você”, ensina. Dessa maneira, é possível fazer todos os movimentos da massagem. Depois, faça o mesmo no outro”.

Para facilitar o deslizar de mãos e dedos e deixar a massagem mais relaxante, é indicado usar um creme específico para a área dos pés como, por exemplo, o creme reparador ou a espuma hidratante Footner. “Assim, é possível aproveitar a massagem para hidratar as áreas endurecidas do pés, como calcanhares e extremidade dos dedos. É uma maneira de cuidar e relaxar ao mesmo tempo”, avalia a podóloga Cláudia Andréa Olindino.

Com auxílio do hidratante, massageie com seus polegares a sola dos pés. Faça movimentos de pressão circulares e massageie os dedos, mexendo-os para frente e para trás. Depois desça e, com a palma da mão, massageie a região do calcanhar.

Outra dica importante é puxar, de maneira delicada, os dedos dos pés para cima. “Isso alonga a fáscia plantar”, explica. Também flexione os dedos para baixo para alongar o tornozelo. Depois, basta repetir o procedimento no outro pé.

De acordo com a podóloga, uma simples massagem diária já traz diversos benefícios, como o controle do estresse, combate à insônia, cansaço e ansiedade.