sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Técnica conhecida como Thai yoga restabelece energia

A thai yoga massagem surgiu na Índia, no mesmo período da vida de Buda Sakyamuni. Shivago, um garoto criado no castelo do rei Bimbisara, foi quem desenvolveu a técnica.

O princípio dessa técnica é que as doenças são geradas por um desequilíbrio no fluxo de energia interna, e, ao se restabelecer o correto fluxo de energia, os desequilíbrios são sanados e a saúde, recuperada.

“Com a expansão do budismo e o contato com outros monges e terapeutas, a thai yoga massagem uniu os ensinamentos da ioga aos da medicina chinesa. Somou os alongamentos à sabedoria de pontos no corpo que, quando pressionados, restabelecem o bem-estar e a saúde”, observa Diego.

Segundo ele, em toda a história da medicina tailandesa, quando doentes, as pessoas procuravam habilidosos terapeutas manuais capazes de promover o fluxo de energia interna, diminuir dores, aumentar a amplitude de movimento, o entusiasmo para as atividades diárias e a vitalidade ao pressionar, friccionar, relaxar e alongar a musculatura e manipular articulações”, comenta Diego.

A técnica, diz o instrutor, não apenas promove respostas mecânicas e fisiológicas nos músculos e nas articulações, como também desencadeia estados emocionais de alívio, bem-estar, alegria, euforia, tranquilidade e paz.

“Ao desfrutarmos desses estados emocionais, liberamos no organismo substâncias como dopamina, serotonina, endorfinas e oxitocina, antidepressivos produzidos pelo cérebro, com a capacidade de desencadear estados de felicidade, prazer e autoestima. Essas substâncias, e os estados emocionais que as produzem e que são produzidos por elas, alteram a qualidade de nosso bem-estar, influenciando na saúde, na defesa de nosso organismo às doenças, desacelerando o processo de envelhecimento e oferecendo longevidade”, ressalta Diego.

A técnica foi levada à Tailândia por monges budistas e foi influenciada pelos conhecimentos deixados pelo Buda. “Valores como amor fraternal, empatia, alegria, equanimidade, atenção plena, esforço e mente meditativa são idealizados e buscados”, comenta Diego.

Técnica relaxa os músculos e diminui as dores lombares

A thai yoga pode ser aplicada em pacientes de diferentes faixas etárias e casos clínicos, observando-se precauções e contraindicações.

“Ela é indicada para as dores musculares em indivíduos com encurtamentos, durante o período gestacional, quando o aumento de peso e a mudança no eixo da gravidade da gestante induzem à má postura, resultando sobrecarga nas articulações e aparecimento de dores lombares”, explica Diego Carlos Marquete.

Por meio de pressões palmares, da sedação de pontos específicos e dos alongamentos, a terapêutica promove o relaxamento dos músculos e a diminuição das dores lombares e de membros inferiores.

“As manobras compõem um sistema eficiente, que, além de alongarem, reforçam a musculatura dos segmentos lombar, pélvico e dos membros inferiores, promovendo bem-estar físico, e melhora da qualidade de vida”, diz o instrutor.

Benefícios

Aumenta a amplitude de movimento
Propicia ganho de alongamento
Diminui a ansiedade e combate o estresse
Promove alívio de dores musculares
Melhora qualidade do sono
Reduz dores articulares e melhora a circulação sinovial