sexta-feira, 31 de março de 2017

Banhos, Massagens e Escalda-pés para o equilíbrio Físico, Emocional e Espiritual

O naturólogo, mestre em ciências da saúde, aromaterapeuta e terapeuta floral, Guilherme Peniche, compartilha seu conhecimento sobre óleos essenciais ensinando algumas receitas para o alívio das dores físicas e emocionais, que vão desde a redução dos sintomas da tensão pré-menstrual até a diminuição de dores musculares. “Algumas dessas receitas contêm óleos cítricos que são fotossensíveis e podem causar queimaduras na pele se entrarem em contato com a luz do sol. Por isso, se usar os óleos de limão, grapefruit e bergamota, no final, enxugue-se muito bem”, avisa.

Segundo Peniche, óleos essenciais são substâncias aromáticas, voláteis (excretadas) produzidas pelas plantas tanto para se defenderem contra pragas e predadores, como para atrair polinizadores.

Eles podem ser extraídos por arraste a vapor, destilação, prensagem a frio e por solventes. “Os banhos terapêuticos vêm sendo utilizados desde que o ser humano passou a fazer uso de plantas como medicamentos para o corpo e para a alma. Há registros arqueológicos que revelam o uso desses banhos em períodos pré-históricos.”

Ainda de acordo com o naturólogo, as ervas frescas também podem ser utilizadas, embora a quantidade de óleos essenciais disponíveis seja baixa. “São necessários vários quilos de plantas para se obter uma quantidade reduzida de óleos essenciais. Por exemplo: para se obter um litro de óleo essencial de rosas, são necessárias três toneladas de pétalas. Portanto, temos que ter respeito por aquele pequeno frasco de óleo essencial.”, explica. “Mas, dito isso, se sentir que deve usar as mencionadas plantas frescas, fique à vontade. Siga seu coração e o bom senso. Ainda que as plantas possuam outros princípios ativos que não são os óleos essenciais, elas também trazem benefícios”, avisa ele.

Peniche diz também que os cremes e óleos de massagem com os óleos essências são mais eficazes do que os banhos e escalda-pés. “O motivo é que a pele precisa de um tempo para absorver melhor o princípio ativo dos óleos essenciais. Além disto, com óleos e cremes para massagem, a absorção é mais rápida devido à permeabilidade da pele pela gordura dos óleos.”


Escalda-pés para diminuir inchaços e amenizar os sintomas da TPM:
Num copo ou vasilha coloque ¼ de xícara de chá com mel ou ½ xícara de leite integral e misture com os óleos abaixo mais adequados a você (tanto o mel quanto o leite integral ajudam a dissolver melhor os óleos, pois eles não se misturam na água).

- Para inchaços: 4 gotas de óleo essencial de grapefruit, 2 gotas de óleo essencial de manjericão e 2 gotas de óleo essencial de erva-doce.

- Para aliviar a tristeza, tensão e irritação no período pré-menstrual: 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 3 gotas de óleo essencial de gerânio e 3 gotas de sálvia esclareia.

Depois, prepare uma bacia com água (com temperatura entre morna e quente) e cubra o fundo com bolinhas de gude ou coloque uma bola pequena usada por fisioterapeutas para massagear os pés. Acrescente a mistura dos óleos com mel ou leite. Mergulhe seus pés e vá massageando-os nas bolinhas por 10 minutos. Ou peça para alguém massagear seus pés. Termine secando-os bem.


Dicas de óleos essenciais para diminuir cólicas e tensão:

- Para curar cólicas fazendo massagem abdominal: 4 gotas de gerânio, 2 gotas de manjerona e 4 gotas de sálvia.

- Para aliviar a região muscular tensa do corpo: 6 gotas de lavanda, 2 gotas de gengibre e 4 gotas de manjerona.

Acrescente estas essências a 10 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo ou semente de uva e massageie a região que apresenta dor.


Receitas para banhos de revitalização e purificação:

Em uma jarra ou bacia, coloque um litro de água morna e complete com mais meio litro da água na temperatura preferida do banho. Acrescente os óleos essências (abaixo) mais adequados a sua necessidade. Quando terminar seu banho, derrame a mistura a partir do alto da cabeça de forma que caia por todo o corpo. Inspire os aromas e deixe agir por 5 minutos. Depois, pode se secar.

- Para relaxar depois de um dia intenso e estressante: 10 gotas de lavanda.

- Para ficar repleto de vitalidade para um dia cheio de demandas: 10 gotas de alecrim e 5 gotas de hortelã.

- Para equilibrar o humor: 5 gotas de bergamota e 3 gotas de limão.

- Para liberar as energias negativas: 6 gotas de lavandim, 2 gotas de cravo e 3 gotas de manjericão