sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Drenagem Linfática ajuda no tratamento da celulite

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que ajuda o sistema linfático, que é uma rede de vasos que move os fluídos pelo organismo, a trabalhar de forma mais rápida estimulando os gânglios linfáticos. O método é extremamente benéfico ao corpo, uma vez que evita a formação de nódulos eliminando as toxinas presentes no organismo, previne contra a retenção de líquidos e ajuda para uma melhor oxigenação da pele.

Como recurso estético, age principalmente como coadjuvante no tratamento da celulite e na promoção da saúde, fortalece o sistema imunológico, elimina o excesso de líquidos, auxilia na redução do processo inflamatório, desintoxica e aumenta a resistência às viroses. No pré e pós-operatórios, a Drenagem Linfática garante um pronto restabelecimento, reduz dores, auxilia na redução do inchaço e tem resultado expressivo na restauração dos tecidos.

A terapeuta do bem-estar, Solange Medeiros, da Vitrine do Bem-Estar, explica que a técnica consiste numa massagem suave, acelerando o processo de excreção da linfa e eliminando inchaços, retenções e promovendo a vitalidade e o bem-estar. “Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa”, afirma.

Solange Medeiros explica também que “utilizando-se das mãos do terapeuta, imita os movimentos naturais do nosso corpo, fazendo com que o Sistema Linfático tenha maior agilidade em seu funcionamento, facilitando o escoamento dos líquidos excedentes entre as células”.

É dessa forma que a Drenagem Linfática Manual também estimula os processos imunitários, favorecendo a regeneração dos tecidos. Ela exerce efeitos sobre o sistema nervoso de forma tranquilizante, relaxante e analgésica.

Há gânglios linfáticos em todo o corpo, eles funcionam como uma espécie de filtro para onde a linfa é mandada para ser filtrada, já que eles possuem a função de ajudar o corpo a reconhecer germes e bactérias, e retirar impurezas do sangue.

Solange Medeiros diz que o procedimento é indicado, principalmente, para pessoas que estejam em período pós-operatório, pois ajuda a aliviar as dores e a acelerar o processo de recuperação. A drenagem linfática proporciona bem-estar ao corpo e mente deixando uma sensação de leveza.

Não há contraindicações, porém mulheres grávidas precisam estar atentas à força dos movimentos e recomenda-se que pessoas que sofram com varizes profundas não façam.

Portanto, a Drenagem Linfática Manual é uma grande aliada das mulheres, já que atua na prevenção da celulite e ajuda a limpar toxinas que formam nódulos de gordura. A técnica ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

Fonte: http://www.segs.com.br/so-saude-segs/141271--drenagem-linfatica-age-como-coadjuvante-nos-tratamentos-de-celulite.html