sexta-feira, 27 de abril de 2012

Efeitos da Massagem em diferentes partes do Corpo

A Massagem é aplicada diariamente mesmo que as vezes sem ter a noção necessária, seja para aliviar tensões, pancadas ou apenas relaxar. Porém a massagem reage diferente conforme cada parte do corpo. Vamos citá-las abaixo:

Costas:

   As costas constituem a principal estrutura de sustentação do corpo, sendo ainda uma área de grande mobilidade e força. Visto que esta parte está mais protegida que a frente do corpo, as costas são o melhor lugar para começar uma massagem.

   Considerando alcançar nervos das costas que se estendem para todas as partes do corpo, a maioria das pessoas tem uma sensação profunda de relaxamento e liberação, após uma massagem completa nas costas.

Lombar:

   A região lombar é um local comum de tensão e desconforto. Visto ser ligada ao hara(estômago), a dor na região lombar frequentemente sugere problemas ligados a estabilidade e segurança.

Ombros e Pescoço:

   Ombros são um dos principais focos de acumulo de tensões no corpo. Em uma pessoa normal, as sensações originadas ao nivel intestinal expressam-se fisicamente pelos braços e pelas maõs, ou vocalmente, pela garganta. Muitos de nós estamos bloqueados de expressar nossas emoções livremente, tendo aprendido a suprimir sentimentos de raiva ou tristeza por meio de contrações dos ombros e da garganta.

Couro Cabeludo:

   O couro cabeludo pode ficar teso, contribuindo para as cefaleias de tensão e também para a caspa e a queda de cabelos. A massagem ajuda a aliviar essa tensão e ainda auxilia a circulação e melhora a saúde dos cabelos.

Face:

    Porque nos permite dispensar algumas das nossas máscaras, uma massagem facial cuidadosa pode levar a uma sensação de relaxamento profundo e a um sentimento de ligação com todo o corpo, proporcionando a sensação de nosso "eu verdadeiro." Doze pares de nervos cranianos ligam o cérebro diretamente àface e aos cinco sentidos. O trabalho na face, sobretudo em torno dos olhos, sobrancelhas e têmporas, ajuda enormemente a eliminar o estresse, aliviar dores na cabeça e desobstruir os seios.

Braços e Mãos:

    Com nossos braços e mãos, exprimimos nossas emoções mais intensas, demonstramos amor ao abraçar, dar, proteger ou afagar; ódio ou raiva por meio de golpes, socos, punhos agitados. Assim, a massagem das mãos e dos braços é uma experiência maravilhosamente liberadora e relaxante, sobretudo para os que tendem a conter seus sentimentos.

   A massagem da mão é especialmente relaxante, não só porque suas mãos estão tão acostumadas a ser tocadas, mas tambem porque, como os pés, as mãos possuem ligaçoes com todo o corpo.

Frente do Torso:

   Enfrentamos o mundo com a frente de nosso corpo, expondo o ventre, nossa parte mais desprotegida. A parte frontal do torso está ligada ao modo como nos sentimos e como nos relacionamos. Os movimentos do massagista vão seguir em coordenação com a sua respiração. A massagem distende os musculos e aumenta a mobilidade das costelas, e leva a uma respiração mais profunda. Nosso padrão respiratorio está intimamente ligado a nossa vitalidade e saúde emocional.

Pernas:

   Joelhos continuamente retesados ou retraidos indicam uma personalidade insegura. A massagem pode ajudar na liberação da energia bloqueada nas pernas, permitindo que a pessoa se movimente mais livremente em sua existência. Ao esticar a perna estamos exercitando três articulações.