quinta-feira, 13 de abril de 2017

3 Técnicas de Relaxamento para Acalmar a Mente


Muitas vezes durante nosso dia estamos em um ritmo tão acelerado que não conseguimos nos concentrar para a próxima atividade. O café ou um copo de água já não ajudam a quebrar o ritmo alucinante. Dependendo do estado, muitas vezes após o trabalho continuamos ansiosos e apressados devido a alta carga de pressão e informação armazenadas durante o dia. Essa situação é mais comum do que gostaríamos e muitas vezes nos deparamos com algumas atividades a serem feitas e nenhuma energia para fazê-las. Seja no meio do expediente, faltando aquele relatório final ou ao chegar em casa com algumas atividades da casa, precisamos de mais um pouco de energia para continuar o dia.


Como acalmar a Mente?

Abaixo selecionei 3 técnicas interessantes para relaxar o corpo e a mente que podem ser realizados em poucos minutos e que poderão aliviar a tensão e renovar sua energia. Como de costume é necessário prática para incorporar essas técnicas na sua rotina e ter ganhos duradouros mas uma coisa te garanto, faça apenas uma única vez para experimentar que você já irá perceber uma melhorar incrível na sua mente e no seu corpo.


Relaxamento Corporal

Essa técnica consiste em pensar em cada grupo muscular do seu corpo, tensionar e depois relaxar. Através de prática será possível identificar quando seu corpo estiver apresentando sintomas de ansiedade, pois seus músculos irão lhe avisar ficando tensos. Essa prática surge da teoria de que a mente e o corpo caminham juntos. Quando relaxar o corpo, a mente também irá relaxar.


Autocinética

Criada por Bradford Keeney, a Autocinética é uma técnica extremamente simples mas com grande potencial de resultados, sendo acessível a qualquer pessoa que deseje aprendê-la, pois é um processo simples, natural e agradável. Tal prática torna-se acessível e motivante até mesmo àquelas pessoas que nunca se adaptaram a métodos de desenvolvimento interior que exigem silêncio, posturas, mantras, entre outros para disciplinar a mente. Os principais benefícios da técnica são revitalizar o corpo e combater o estresse e focalizar a mente. 


Meditação

Apesar de ser uma técnica com alta taxa de abandono devido a sua dificuldade, a meditação é uma técnica completa para acalmar corpo e mente. Segundos estudos , essa técnica apresenta resultados superiores a outras técnicas. O video abaixo apresenta um passo a passo para começar a Meditar por Lama Padma Samten. Ele apresenta o posicionamento correto e como todo o processo acontece enquanto você está meditando.