sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O que é a Massagem Lomi Lomi?



Lomi Lomi, na língua polinésia, significa “massagem”. Tem efeitos curativos e é considerada uma massagem muito profunda.

As manobras são longas, contínuas e fluídas. O terapeuta usa tanto os antebraços quanto as mãos. Diferentes partes do corpo podem ser massageadas simultaneamente em movimentos que se assemelham a ondas suaves que percorrem o corpo todo.

É uma massagem bastante intuitiva e que, portanto, pode variar em seqüência e formato dependendo da percepção que o terapeuta tem a respeito do estado e necessidades do cliente. Ela pode ser lenta e relaxante ou então um pouco mais rápida e revigorante.

Essa massagem pode ser feita por uma ou duas pessoas trabalhando juntas, com movimentos rítmicos e diferentes, o que favorece um estado profundo de relaxamento corporal e mental.

Os antigos povos da Polinésia olham o mundo do ponto de vista energético e acreditam que um pensamento, ideia ou tensão muscular podem bloquear esse fluxo da energia. O Lomi Lomi auxilia no desbloqueio, ajudando a canalizar a energia para aquelas partes do corpo que estão mais debilitadas, daí o seu poder curativo.

De acordo com essa filosofia, a energia também permanece bloqueada nas juntas e articulações do corpo e por essa razão o terapeuta realiza movimentos suaves de alongamento e rotações, sempre sentindo os pontos de resistência e conforto do cliente.

As manobras desta massagem fazem referência aos quatros elementos:
Terra: são os movimentos de pressão;
Vento: são os movimentos suaves e fluídos;
Água: são os deslizamentos feitos em movimentos arredondados;
Fogo: são os movimentos rápidos;

Indicações:
Melhora do tônus muscular;
Re-energiza o corpo e desfaz bloqueios;
Promove uma melhora do estado de ânimo e disposição;
Alivia o estresse;

Contra-indicações:

Problemas de Câncer e doenças infecciosas;
Osteoporose;
Grávidas (salvo indicação médica);
Problemas de pele;
Problemas cardíacos (graves);
Problemas circulatórios (graves);
Febre;
Logo após as refeições;


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O que é Shiatsu?

A palavra Shiatsu deriva do japonês Shi = a dedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo.

Segundo o Ministério da Saúde Japonês pode ser descrito como: “ Forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas”.

O Shiatsu consiste em aplicar pressão sobre determinados pontos chamados de “tsubos” que formam canais energéticos no corpo - os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre sí e com os órgãos internos. No interior dos Canais de Meridianos circula dentre outras substâncias a energia vital, chamada de Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses.

O principal objetivo do Shiatsu é manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia. Segundo a visão da Medicina Oriental as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos.

Por ser uma técnica que visa (re)estabelecer o equilíbrio e funcionamento do organismo, o Shiatsu possui diversas indicações e aplicações sobre os diferentes sistemas do corpo humano. Citamos a seguir as principais:
- Sistema muscular:
- Alívio das tensões, contraturas e dores musculares;-
- Benefício à postura e tônus muscular;
- Melhora da dor e sensibilidade dos pontos gatilhos (trigger points);
- Auxílio ao tratamento de fibromialgia, tendinites, tenossinovites e paralisia muscular.
- Sistema respiratório:
- Auxílio ao tratamento de gripes, resfriados, bronquite asmática;
- Alívio das crises de rinite e sinusite.
- Sistema digestório:
- Alívio das dores em casos de espasmos gástricos, cálculos biliares e gastrite;
- Auxílio ao tratamento da gastrite nervosa, viroses e diarréia;
- Facilita o peristaltismo intestinal, sendo indicado nos casos de constipação.
- Sistema cirulatório:
- Auxílio em combate à hipertensão arterial e arritmia cardíaca;
- Melhora da circulação sanguínea e linfática;
- Ajuda no combate às varizes e varicosas.
- Sistema urinário:
- Alívio e diminuição das dores em casos de cólica renal;
- Auxílio ao tratamento da incontinência urinária e fecal;
- Auxílio ao tratamento de bexiga caída.
- Sistema reprodutor:
- Auxílio ao tratamento de impotência sexual, frigidez;
- Alívio das cólicas menstruais;
- Complemento ao tratamento de distúrbios menstruais;
- Alívio dos sintomas da menopausa como fogacho, sudorese e cansaço.
- Outros:
- Relaxamento físico, mental e emocional;
- Auxílio ao tratamento da depressão, síndrome do pânico, enxaqueca, artrose, artrite reumatóide e nevralgias;
- Alívio dos sintomas do bruxismo e distúrbios da ATM como dor na face, cansaço dos músculos da mastigação e dor de cabeça.

Contraindicações:
- Inflamações agudas
- Doenças com febre
- Doenças contagiosas
- Suspeita de fraturas e/ou luxações
- Gravidez (antes do 3º mês).


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Massagem Clássica: O que é?


A massagem clássica pode ser definida como uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenham efeitos terapêuticos. É um conjunto de diversas técnicas manuais que atuam nos tecidos corporais, com efeito sob o sistema nervoso, muscular, circulatório e energético, mobilizando estruturas variadas.

Entre seus principais efeitos estão à promoção de relaxamento muscular local e geral; alívio da dor; aumento da circulação sanguínea e linfática; liberação de histamina proporcionando hiperemia local; melhora da vascularização periférica proporcionando oxigenação tecidual; aumento da nutrição tecidual; remoção de produtos catabólitos; alívio de sintomas característicos da ansiedade e da tensão (stress); aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; aumento da mobilidade articular.

No pós-operatório de abdominoplastias, a massagem clássica deve ser usada com cautela e apenas após a fase de maturação. As manobras de massagem podem desencadear o descolamento do tecido em reparação, atrasando o processo cicatricial.

Os tecidos descolados durante o ato cirúrgico necessitam de aderência para que haja a sua completa restauração.

Porém, a massoterapia é benéfica e pode ser utilizada precocemente em áreas de tensão distantes do campo operatório, como pescoço e costas.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Conheça a Massagem Ayurvédica


Famosa por seus efeitos relaxantes, a massagem ayurvédica também pode ser benéfica para a saúde e responsável pelo equilíbrio entre corpo, mente e energia. A técnica, que mistura métodos de Yoga e Ayurveda, desintoxica o organismo, deixa as pessoas mais calmas e pacientes, reduz sintomas depressivos ou bloqueios emocionais, realinha a postura e previne doenças respiratórias, além de ser uma ótima fonte de rejuvenescimento e emagrecimento.

De acordo com o indiano Keshav, especialista na técnica, a massagem ayurvédica é baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração. "Como o método ajuda a respirar bem, o corpo recebe mais oxigênio, a circulação funciona melhor e a pessoa fica com mais disposição para viver. Quando ganhamos pouco ar, o organismo tem menos vitalidade, o que nos deixa cansados, tristes ou depressivos. Com tantos benefícios, podemos dizer que uma hora de massagem equivale a três horas de caminhada", avalia.

A massagem é feita por meio de toques profundos e vigorosos e utiliza produtos naturais, como o óleo vegetal. Este lubrificante é esquentado em um recipiente e aplicado em temperatura morna na pele. Cremes que contêm qualquer tipo de química na fórmula não são permitidos. A técnica começa a ser realizada pela coluna do paciente, que é a base de sustentação do corpo. Depois disso, os movimentos são estendidos ao pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.

"O óleo penetra na pele, ajudando a hidratá-la, dando mais elasticidade, beleza e movimento. Para ajudar no realinhamento postural e na flexibilidade da pessoa, misturo alguns movimentos e alongamentos inspirados no Yoga. A massagem pode ser dolorida em alguns pontos, já que funciona liberando as tensões e o estresse. A melhor forma de aproveitar as sessões é evitar contrair a musculatura, expirando profundamente. Quando a pessoa consegue relaxar, o chakra da sexualidade é estimulado e ela pode até sentir uma enorme sensação de prazer", explica Keshav.


FIQUE ATENTO AO ESTRESSE
A massagem dura cerca de uma hora e meia e leva em consideração as necessidades de cada um. Segundo Keshav, depois de sete sessões já é possível sentir as mudanças. "Precisamos fazer uso de algum tipo de técnica semanal para relaxar da rotina corrida. Muita gente se preocupa com coisas externas, ao invés de olhar para dentro de si mesmo. Por melhorar a circulação, a massagem ayurvédica ajuda a limpar as energias negativas e a sobrecarga emocional. Sendo assim, é natural que depois de uma sessão a pessoa sinta-se à vontade para desabafar sobre seus problemas", conta.

O especialista acredita que a melhor forma de continuar colhendo os benefícios após a massagem é a partir da auto-observação. "Nosso corpo é o melhor médico. Por este motivo, é importante prestar atenção em você e analisar os possíveis desequilíbrios físicos que seu organismo sinaliza. Quem vive uma relação amorosa também pode observar o ser amado. Esse tipo de comportamento estimula o autoconhecimento e facilita a descoberta precoce de problemas", aconselha.

Apesar dos benefícios, nem todos podem experimentar a massagem ayurvédica. De acordo com Keshav, a técnica não é indicada para pessoas que apresentam sintomas de febre, tosse, alergias ou machucados na pele, problemas cardíacos, labirintite e órgãos quebrados ou operados recentemente.


AYURVEDA E YOGA EM FAVOR DA SAÚDE


Precussores do Ayurveda e movidos pela curiosidade de saber como o corpo funcionava, os indianos costumavam se isolar nas montanhas para aprender com os animais. Ao perceber que os bichos ingeriam plantas com propriedades curativas para se livrar de alguma doença, eles descobriram há cerca de 5.500 anos, que a natureza era fonte inesgotável de conhecimento, proteção e vida. "Por este motivo, muitas posturas de Yoga levam os nomes de animais", esclarece Keshav.

A massagem é um dos pilares do Ayurveda. Os demais são: yoga, alimentação, exercício e qualidade de vida. "Faça massagens em seu corpo para se livrar das energias negativas; coma de forma saudável, evitando frituras e gorduras em excesso; pratique atividades físicas e busque se conhecer melhor", finaliza.


Fonte