As manobras são longas, contínuas e fluídas. O terapeuta usa tanto os antebraços quanto as mãos. Diferentes partes do corpo podem ser massageadas simultaneamente em movimentos que se assemelham a ondas suaves que percorrem o corpo todo.
É uma massagem bastante intuitiva e que, portanto, pode variar em seqüência e formato dependendo da percepção que o terapeuta tem a respeito do estado e necessidades do cliente. Ela pode ser lenta e relaxante ou então um pouco mais rápida e revigorante.
Essa massagem pode ser feita por uma ou duas pessoas trabalhando juntas, com movimentos rítmicos e diferentes, o que favorece um estado profundo de relaxamento corporal e mental.
Os antigos povos da Polinésia olham o mundo do ponto de vista energético e acreditam que um pensamento, ideia ou tensão muscular podem bloquear esse fluxo da energia. O Lomi Lomi auxilia no desbloqueio, ajudando a canalizar a energia para aquelas partes do corpo que estão mais debilitadas, daí o seu poder curativo.
De acordo com essa filosofia, a energia também permanece bloqueada nas juntas e articulações do corpo e por essa razão o terapeuta realiza movimentos suaves de alongamento e rotações, sempre sentindo os pontos de resistência e conforto do cliente.
As manobras desta massagem fazem referência aos quatros elementos:
Terra: são os movimentos de pressão;
Vento: são os movimentos suaves e fluídos;
Água: são os deslizamentos feitos em movimentos arredondados;
Fogo: são os movimentos rápidos;
Indicações:
Melhora do tônus muscular;
Re-energiza o corpo e desfaz bloqueios;
Promove uma melhora do estado de ânimo e disposição;
Alivia o estresse;
Contra-indicações:
Problemas de Câncer e doenças infecciosas;
Osteoporose;
Grávidas (salvo indicação médica);
Problemas de pele;
Problemas cardíacos (graves);
Problemas circulatórios (graves);
Febre;
Logo após as refeições;