sexta-feira, 27 de março de 2015

6 Dicas de massagens para relaxar e amenizar a dor nas costas


Durante a correria do dia a dia, você já contou quantas vezes você dedicou algumas horas do seu dia para relaxar e se livrar do estresse? Poucas vezes, não é mesmo?
 
Qualquer pessoa está sujeita a viver uma situação de estresse. Congestionamentos, problemas no trabalho, em casa, troca de emprego, divórcio e doenças podem ser os responsáveis pela tensão provocada pelo estresse.
 
"Sintomas como: insônia, tensão muscular, sensação de desgaste constante, formigamentos, alterações no humor, perda de interesse pela suas atividades, dificuldade de concentração e memória, entre outros sintomas pode ser sinal que o nível do seu estresse está alto”, afirma Tatiana Baccini, fisioterapeuta dermato-funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética.
 
Se você sentir esses sintomas com frequência, talvez esteja na hora de relaxar um pouco e se livrar desses incômodos. Neste caso, algumas massagens podem ajudar a lidar com o estresse. “A massagem é uma aliada das pessoas que ficam estressadas com frequência e sentem uma tensão muscular”, afirma a fisioterapeuta.
 
Caso esteja na dúvida qual massagem escolher, confira sete dicas de massagens elaborada pela fisioterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética.
 
1)Shiatsu
 
Para quem não sabe, shiatsu é uma palavra japonesa que significa pressão (atsu) com os dedos (shi). Geralmente, a sessão tem duração de 60 minutos. 
 
A massagem é feita com a pressão dos dedos em vários pontos vitais do corpo para reequilibrar as energias e promover uma sensação de bem estar. A técnica age nos meridianos que se relacionam com os órgãos internos. A massagem beneficia o sistema muscular, respiratório, digestório, circulatório, urinário e reprodutor.
 
2)Massagem Relaxante
 
Com movimentos suaves, lentos e firmes em todo o corpo, a massagem relaxante tem a finalidade de promover o alívio das tensões e estresse. Além disso, melhora a circulação sanguínea . Geralmente, essa massagem é feita em um ambiente calmo para que o cliente consiga se desligar e relaxar. 
 
3)Candle Massage
 
A Candle Massage é uma técnica inovadora de massagem americana que faz uso de ceras vegetais naturais, atóxicas e próprias para este fim, formuladas a partir de substâncias emolientes e nutritivas, como a vitamina E. Óleos essenciais de capim-limão, eucalipto, lavanda e várias outras essências também estão presentes na mistura, ajudando no processo de relaxamento junto ao aquecimento do corpo. A sensação de conforto físico, amenizando estresse, cansaço e dores são conseguidos através do odor agradável, da temperatura e da leve pressão dos movimentos sobre o corpo.
 
4)Reflexologia
 
Técnica realizada através da aplicação de pressões em pontos dos pés que refletem os órgãos internos. A massagem é indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo.
 
5)Massagem com Pedras Quentes
 
A massagem é realizada com pedras vulcânicas aquecidas e são colocadas em cada um dos sete chakras do corpo. Essas pedras são deslizadas suavemente por toda a musculatura, sem que haja o contato das mãos do profissional com o corpo de quem recebe o procedimento.
 
A terapia com pedras quentes ajuda a manter o estado de harmonia, promovendo alívio do estresse, aumento da circulação sanguínea, sensação de alegria e bem estar, alívio das dores musculares e cólicas menstruais.
 
6)Massagem Ayurvédica
 
Essa massagem contribui para o equilíbrio entre a mente e o corpo.  A técnica é feita por meio de deslizamentos e alongamentos por meio de óleos vegetais e essências que estimula a circulação. 
 
A Ayurvédica promove um realinhamento postural, alívio de tensões, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-stress sobre o corpo. Além disso, promove uma flexibilidade maior do corpo. Ela é indicada para quem tem dores musculares, enxaquecas, problemas de coluna, estresse e depressão.