sexta-feira, 23 de maio de 2014

Escalda Pés e Massagens para afastar o estresse

Cuidados com a casa, os filhos, preocupações no trabalho, contas para pagar. Homens e mulheres vivem sob forte pressão, e tamanho estresse e angústia podem prejudicar a saúde física e o equilíbrio emocional. Mas aliviar essa tensão é possível!

Procure dedicar um momento do seu dia para fugir da rotina e cuidar um pouco de si. Que tal deixar seus pés de molho em uma bacia com água morna, e, depois, deliciar-se com uma massagem relaxante, irresistível? Gostou da ideia? Então veja como preparar este ritual de relaxamento!

Escalda-pés: Mergulhar os pés apenas em uma bacia com água quente já funciona como um calmante e um ótimo relaxante muscular. O calor da água dilata os vasos sanguíneos, ativa a circulação, esquenta todo o corpo e dá uma agradável sensação de bem-estar. E, se acrescentar outros ingredientes, como óleos essenciais, você pode potencializar o seu efeito!

Despeje água quente (a aproximadamente 38ºC) em uma bacia e adicione uma xícara (chá) de sal grosso e 10 gotas de óleo essencial de lavanda. Mantenha seus pés em imersão durante 15 minutos. O sal grosso elimina toxinas e energias acumuladas no corpo, enquanto o óleo essencial de lavanda contém substâncias balsâmicas - como acetato de linalila, borneol, linalol e cânfora - com efeito sedativo, analgésico e revigorante, aliviando o estresse e reduzindo a ansiedade.

Dica esperta: Coloque algumas pedrinhas ou bolinhas de gude no fundo da bacia e pressione-as com os pés, para fazer uma deliciosa massagem. E, se quiser, acrescente algumas pétalas de flores para um aroma ainda mais agradável!

Massagem relaxante nos pés: Escolha um local gostoso, sente-se confortavelmente entre almofadas, deixe a luminosidade aconchegante e coloque uma música suave. Verifique se as suas costas estão bem apoiadas. Se quiser, use cremes ou óleos para que suas mãos deslizem com facilidade. Massageie um pé de cada vez e cuide para não tensionar os ombros e o pescoço.

- 1º passo: Segure o pé inteiro e com a mão, massageie toda a sola, como se estivesse amassando um pão ou trabalhando argila. Explore toda a superfície e todos os seus cantinhos.
- 2º passo: Suba até o tornozelo e, com a mão inteira, mexa a articulação em todas as direções.
- 3º passo: Movimente as articulações dos dedinhos, separe uns dos outros, puxe-os delicadamente. Para finalizar, massageie todo o pé, apertando e amassando, principalmente os pontos doloridos.

Fonte: http://www.planetasercomtel.com.br/viver-bem/160646/escalda-pes-e-massagens-para-afastar-o-estresse.html