sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O que é Massagem Aromaterápica?


A massagem é uma prática de cura que remonta aos tempos antigos. Os benefícios da massagem são amplamente reconhecidos como terapêuticos nos níveis físicos, funcionais e psicológicos.

O uso de plantas, aromas e ingredientes naturais para a cura e melhoria da saúde remota vem de milhares de anos, óleos essenciais eram usados por civilizações antigas do Egito, China, Oriente Médio, Índia e Grécia.

No Egito, perfumes exóticos eram usados em abundância pelos faraós e suas famílias. Além de serem usados em embalsamentos e oferendas para os deuses nos templos. Os gregos e romanos eram famosos pela utilização de óleos aromáticos e massagens nas suas casas de banho.

No Oriente Médio por sua vez, plantas eram utilizadas como propriedades medicinais, e terapêuticas. A Aromaterapia tornou-se umas das formas naturais mais procuradas de cura natural na Europa durante a idade média.

Na Ásia, a forma mais antiga de medicina indiana é conhecida como aiuveda, e um dos aspectos importantes desse princípio é a massagem com óleos essenciais.

A massagem envolve a manipulação do corpo, pressionando alguns pontos específicos. O uso moderno da palavra aromaterapia começou com o químico francês René Maurice Gattefosse. Na década de 1920, ele sofreu queimaduras na mão e no braço em acidente em seu laboratório.

Ele mergulhou seu braço em um recipiente contendo óleo essencial de lavanda, imaginando que fosse água. Apesar das queimaduras de terceiro grau, o químico teve uma recuperação rápida e sem cicatrizes.

Ele então pesquisou as propriedades da lavanda, que proporcionou a sua recuperação, e passou seus achados para a comunidade médica.

Os óleos utilizados na massagem são absorvidos pela pele e são aliados a diferentes técnicas, dependendo das necessidades do indivíduo sendo tratado.

A massagem aromaterápica usa óleos essenciais puros habilmente e de maneira controlada para influenciar a mente, o corpo e a alma, promovendo saúde física e bem-estar.

A massagem aromática ou aromaterápica é utilizada como terapia relaxante ou estimulante, auxiliando a penetração dos óleos essenciais no corpo.