terça-feira, 16 de abril de 2019

Os diferentes significados da Páscoa para as religiões

Considerada a mais antiga e importante festa cristã e comemorada por diversas religiões ao redor do mundo, a Páscoa (ou Domingo de Ressurreição) é uma data religiosa que comemora a ressurreição de Cristo.

Alguns símbolos foram escolhidos para representar esta data. Um exemplo disto é o coelho, conhecido como animal da fertilidade, pois se reproduz em grandes ninhadas.

Já o ovo indica o nascimento, uma nova vida. O costume de presentear as pessoas com ovos nasceu no Leste Europeu. Os ovos de galinha eram cozidos e decorados com tinta, e representavam a colheita e fertilidade do solo. O ovo de chocolate virou tradição apenas depois do século XVIII com o povo francês




A Páscoa tem significados diferentes para as religiões. Entenda alguma delas:

Católicos
Para os católicos, Jesus Cristo ressuscitou após a morte. Por esse motivo, na Sexta-Feira Santa os católicos não comem carne. O significado representa relembrar o sacrifício que Jesus passou antes de morrer. Já o coelho e os ovos de chocolate representam a fertilidade e a esperança. 

Espíritas
Na doutrina do espiritismo, apesar de não se comemorar datas consagradas por outras religiões, respeitam as manifestações de religiosidade de todas as igrejas cristãs, não há ritualismo. A Páscoa é uma data simbólica apenas caracterizada pela renovação interna e evolução espiritual.

Judeus
A Páscoa Judaica está ligada há acontecimentos ocorridos há três mil e trezentos anos e simboliza a libertação dos judeus do cativeiro do Egito. Caracterizada principalmente como data da liberdade.

Evangélicos
Da mesma maneira como todos os cristãos, os evangélicos consideram a semana da páscoa uma data sagrada. O domingo representa a salvação da humanidade diante de seus pecados. Assim como os católicos, eles comemoram a vitória da vida sobre a morte e, acima de tudo, a volta de Jesus como o grande salvador.

Muçulmanos
A Páscoa não é comemorada pelos muçulmanos. A data mais importante para o islamismo é Ramadã, mês que foi revelado o Alcorão. Os devotos passam 30 dias em jejum.

Budistas
Também não comemoram a Páscoa. Eles possuem seu próprio calendário e determinam suas festas. A mais importante delas é data de nascimento, iluminação e morte do Buda, conhecida como Hanatmatsuri. A comemoração de todos esses acontecimentos ocorre no mesmo dia.

A Equipe Massagear deseja a todos um ótima Páscoa!